Há mais de 20 anos o músico explora suas potencialidades artísticas e musicais inspirado em referências da Música Popular Brasileira, em grandes nomes do Jazz e do Choro.
Como habilidades que transitam no universo das artes, Tiago Guimarães é saxofonista, compositor, educador e incentivador cultural em Santos Dumont – MG, cidade onde nasceu. Desde criança o músico foi inserido no meio das artes. Aos 11 anos iniciou os estudos musicais e teve a flauta e o piano como seus primeiros instrumentos. Aos 14 ingressou na banda civil da sua cidade onde teve contato com o primeiro saxofone.
De lá pra cá os laços com a música foram se fortalecendo. Formou-se em licenciatura em saxofone, ministra aulas em escolas de música e conservatórios. Já tocou em grupos instrumentais, orquestras, acompanhou vários artistas, participou de programas de TV e dividiu palco com grandes músicos do cenário mineiro, como Fernanda Sant`Anna, Alessandra Crispim, Gilvan de Oliveira, Cleber Alves, Felipe Moreira, Serginho Silva… entre outros.
Além da música, atua em diversos projetos culturais em sua cidade região.
Entre os trabalhos, Tiago Guimarães é compositor de trilha sonora tendo desenvolvido projetos para curta-metragem como Entre Les Ponts e diversos documentários. Além disso, ele compôs em 2016, o álbum Celebrações com 30 canções autorais feitas quando completou 30 anos. Em 2021, o músico lançou o EP – Acalme. Um trabalho consistente com composições que conduzem à introspecção, proporcionam momentos de relaxamento, controle de ansiedade e estresse. A identidade forte e transformadora do EP marca e revela o sentir do músico
quando ele foi diagnosticado com Covid-19. Em seguida lançou Medite e em 2022 Expresse, fechando uma trilogia.
Tiago Guimarães é agente em vários projetos culturais desenvolvidos por ele em múltiplas áreas artísticas. Fundador/Presidente da AMA (Ação em Movimentos Artísticos) tem entre os projetos, o “Feira com Choro”, onde é realizador e diretor executivo, criado em 2012 com centenas de apresentações envolvendo o projeto e a projeção do grupo “É Choro Uai” em palcos como: Minas ao Luar, Forte de Copacabana (RJ), Festival de Chorinho de Rosal e até mesmo em jantares reais, como a apresentação no Hotel Windsor, para o Príncipe Edward, Conde de Wessex – filho caçula da Rainha da Inglaterra Elizabeth II – em 2016.
Motivado pelo amor à arte outros projetos nasceram por meio do engajamento do artista como a “Mostra de Cinema”, criado em 2013 que levou para o município de Santos Dumont por 7 Mostras, interrompendo somente por conta da pandemia. E trouxe à cena exibição de mais de 60 curtas e longas na cidade e região.
Para fomentar a gastronomia e valorizar a culinária local, em 2012 o artista deu origem ao “Degusta Dumont” que já teve 8 edições e movimenta o público e visitantes no município (no mês de Julho, próximo ao aniversário da cidade)
No campo das letras e literatura ele deu forma ao projeto “LeiturAMA” que tem a proposta de promover acessibilidade à leitura para pessoas de todas as idades, mas com o foco em crianças e adolescentes.
Em meio à diversidade cultural e proposta de dar visibilidade à história cultural do município de Santos Dumont e região, o artista assina a criação e gestão da revista cultural Abaquar Cult com trabalho ativo desde 2014 e já conta com 7 Edições.
O músico se dedica também ao projeto “Metodologia dos 7 Pilares”, desenvolvido através de sua vivência, para ajudar centenas de músicos na organização de estudos musicais com clareza, eficiência e o prazer nos estudos.
Deste projeto, novas propostas foram criadas com linguagens e formatos diversos na promoção e difusão de conteúdo. Com um canal próprio no Youtube (tiagoguimasax), o músico apresenta histórias de grandes nomes e expoentes no cenário da música brasileira. As entrevistas, em formato de lives fazem parte das temporadas do podcast “música em sete”, disponível nas principais plataformas de streaming.